Provavelmente todos nós que estamos lendo esse texto já conhecemos a experiência de ler um texto (revista, livro, blog…) SOZINHO. Não sei se você compartilha da mesma dificuldade que tenho que é encontrar um tempo para a leitura, então faço essas leituras nos tempos “livres”, então preciso de vários pequenos tempos para absorver o conteúdo.
E ainda agora, adulto, pai de uma menininha, e com o trabalho empilhado na mesa, então prefiro não colocar data para encerrar a leitura de um livro que escolhi ler sozinho.
Enquanto leio faço anotações nas margens do livro (sei que isso pode parecer blasfêmia para muitas pessoas que gostam daquelas páginas limpinhas…) e com isso consigo organizar melhor meus pensamentos importantes e assim consulta-los mais tarde.. ou não.
Lembro de vários trechos de livros que posso cita-los em conversas do dia a dia ou reuniões de trabalho, mas não de forma organizada e decorada, mas com minhas interpretações.
Desde as primeiras vezes que eu reuní pessoas para discutir um único livro percebi a experiência ímpar.
Vivemos em uma época com uma infinidade de belas obras literárias com objetivos profissionais. E posso dizer que agora mesmo tenho uma lista de pelo menos 10 livros que mal espero para lê-los.
No entanto, pegar um livro com assuntos profissionais e lê-lo por completo muitas vezes apresenta desafios (um deles compartilhei com você), mesmo sabendo que o tema é maravilhoso e do impacto positivo que ele pode realizar.
Aí é que entra a proposta do Estudo de Livro.
Se lá dentro de você existe o desejo ardente pelo aprendizado profissional, o meu conselho é participar de um estudo de livro.
Estudos de livros podem te ajudar a cumprir várias metas como por exemplo?
E não mais “algum dia”, “quando tiver tempo”. O estudo tem uma responsabilidade para com o grupo, assim fornecer apoio quando se trata em terminar um livro em um período razoável
“Se quiser ir mais rápido vá sozinho, mas se quiser ir mais longe vá acompanhado”
Em vez de ter apenas uma ideia, a sua no caso de uma leitura solitária, no grupo as ideias podem ser desenvolvidas colaborativamente com outros profissionais, aumentando a chance de aprimorar e ampliar a linha de raciocínio.
Em um grupo de estudo de livro tem o potencial de criação de conexões profissionais que seriam improváveis se não desta forma. Além de fortalecer o laço de amizade e de colaboração profissional.
Já é de conhecimento que a leitura é uma ferramenta poderosa para melhoria da gramática e do uso da nossa Língua Portuguesa. No estudo de livro, a leitura é somente o início do processo, de cada integrante faz a sua compreensão, e no debate (de forma oral) é necessário a organização das ideias para conseguir expor seu ponto de vista.
Cá entre nós, se usamos a leitura para aprimorarmos nosso lado profissional na companhia de outros, isso pode ser uma poderosa injeção de energia e também de companheirismo
Uma métrica interessante de se usar para avaliar se os integrantes perceberam resultados já na reunião, respondendo sim para pelo menos 1 nestas afirmações:
Quando estamos em um grupo de Estudo de Livro, é importante lembrar que existe uma interação entre as pessoas que possuem estilos de aprendizagem diferentes. Para ajudar a direcionar o estudo, o Moderador da turma deve fazer ajustes e propor dinâmicas para que todos se sintam parte da turma e participem ativamente.
Ao final de cada encontro de Estudo de Livro é alinhado:
O que será diferente agora?